Bancos ampliam oferta de contratações para bancários com certificações financeiras

Bancos ampliam oferta de contratações para bancários com certificações financeiras

Certificações como CPA-20 são vistas pelo mercado como selo de distinção, abrindo portas para promoções e atuação em cargos mais estratégicos  

Os brasileiros estão cada vez mais acostumados a ter o controle da conta corrente na palma da mão. Tudo que precisam é de conexão com a internet e suporte dos aplicativos. A mudança de comportamento impactou a operação dos bancos, que gradualmente estão abrindo mão de funções técnicas para apostar em profissionais que assumam cargos mais estratégicos para o correntista e também para a instituição.

Neste contexto, as certificações financeiras estão em alta e são cobiçadas por quem deseja alçar voos mais altos na carreira bancária. Bancos como Santander e Bradesco, por exemplo, buscam profissionais mais qualificados para oferecer um atendimento de ponta, sobretudo nos cargos de gerência e da área de investimentos. 

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em 2018, o país tinha 450 mil bancários em atividade. Destes, o número de profissionais com certificações financeiras é extremamente baixo. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) estima que em fevereiro de 2020, 151.006 pessoas tinham a certificação CPA-20, necessária para gerentes que atendem clientes de alta renda, e pouco mais de 8 mil detinham o CEA, destinado aos especialistas de investimentos.

“Poucos bancários têm certificações financeiras, ainda tem muito espaço para profissionais qualificados. Cruzando os dados do Dieese com as informações da Anbima, constatei que 66,5% dos bancários não têm a certificação CPA-20, hoje considerada pré-requisito em muitas instituições”, alerta o economista Fabio Louzada, CEO da startup Eu Me Banco e referência no setor como profissional que tem o maior número de certificações financeiras do Brasil.

Corrida pela certificação aquece o mercado

Uma coisa é certa, o mercado está aquecido para quem enxergou o gap das certificações no Brasil e investe em cursos para se preparar para as provas que avaliam o conhecimento e competência técnica dos profissionais.

A startup Eu Me Banco, especializada na formação de profissionais para o mercado financeiro, enxergou a oportunidade e em menos de um ano de operação ajudou mais de mil alunos a obterem certificados como CPA-10, CPA-20, CEA, CFP, entre outros que aos olhos do mercado, são um selo de qualidade e grande diferencial para contratações e promoções.

“Alguns bancos estabeleceram prazos para que seus colaboradores fizessem as provas para obter o certificado adequado para sua função. A demanda pelo CPA-20 aumentou a tal ponto que criamos um planejamento específico para o aluno passar na prova em até 15 dias”, explica Louzada.

No dia 03 de março, o economista fará uma live no YouTube para abordar conteúdos relacionados ao CPA-20 e compartilhar um cronograma de estudos com os participantes.

Além disso, a Eu Me Banco está com matrículas abertas para o curso preparatório para a certificação CPA-20 com desconto de 30% (10 parcelas de R$ 39,70), que oferece conteúdo específico para a prova, simulado, tutoria para esclarecer dúvidas e curso para uso da calculadora HP12C – imprescindível para o dia a dia no banco.

“Meu objetivo é acompanhar os alunos até que obtenham o CPA-20. O acesso ao curso é liberado pelo período de seis meses, mas caso a aprovação não aconteça nesse período, faremos a renovação da matrícula sem custos por novos seis meses ou mais, o tempo que for necessário até a emissão da certificação”, conclui Fabio Louzada.

As vagas são limitadas e as matrículas ficarão abertas entre os dias 03 e 07 de março. No site da Eu Me Banco e no Instagram @fabioalouzada estão disponíveis mais informações sobre carreira no mercado financeiro, investimentos e certificações.

141 thoughts on “Bancos ampliam oferta de contratações para bancários com certificações financeiras

  1. Maura says:

    You can definitely see your expertise in the work you write.
    The arena hopes for more passionate writers like you who are
    not afraid to mention how they believe. At all times follow your heart.

  2. Daren Netkowicz says:

    Pretty great post. I simply stumbled upon your blog and wished to say that I have really enjoyed browsing your blog posts. After all I will be subscribing to your rss feed and I hope you write once more very soon!|

  3. Theodore Spiro says:

    It is the best time to make a few plans for the longer term and it’s time to
    be happy. I have learn this publish and if I may just I desire to suggest you few fascinating
    issues or advice. Maybe you could write next articles regarding this article.
    I wish to learn more issues about it!

  4. Sheryl Lawson says:

    Hey! Someone in my Facebook group shared this site with us so
    I came to give it a look. I’m definitely
    loving the information. I’m book-marking and
    will be tweeting this to my followers! Wonderful blog and excellent design and style.

  5. Pamala Mavropoulos says:

    I’m extremely inspired with your writing talents as well as with the structure in your blog. Is that this a paid topic or did you customize it your self? Either way stay up the nice high quality writing, it is uncommon to look a nice weblog like this one today..|

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Here can be your custom HTML or Shortcode

This will close in 20 seconds

Open chat