CEA: o que é, para que serve e como obter

Você quer trabalhar no mercado financeiro e ajudar investidores como especialista em investimento? Seja em bancos ou em outras instituições financeiras, a CEA é pré-requisito para quem quer atuar na área. E quando o assunto é área de investimentos, o que não faltam são oportunidades de carreira!

A Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento (CEA) habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimento. Ao obter a CEA, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pelas certificações CPA-10 e CPA-20.

 

Veja também:


A quem se destina a CEA?

 

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação da ANBIMA.
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código.
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

 

Como tirar a CEA?

 

Para ter o selo CEA no seu currículo você precisa ser aprovado no exame aplicado pela ANBIMA. A prova é toda computadorizada e realizada presencialmente em local escolhido pelo candidato. Os locais de realização da prova podem ser consultados no site da ANBIMA na hora da inscrição.

As inscrições podem ser feitas em qualquer dia, inclusive aos finais de semana e feriados, no site www.anbima.com.br, opção “Educar”.

O exame da certificação CEA tem 70 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas no prazo de 3h30. Para ser aprovado é preciso ter no mínimo 70% de acertos, ou seja, responder corretamente 49 das 70 questões.


O que cai na prova da CEA?

 

O conteúdo programático do exame para obter a certificação CEA ANBIMA integra 7 módulos. Confira quais são eles e a proporção aproximada de questões relacionadas a cada tema na prova.

  1. Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado (5% a 15%).
  2. Princípios básicos de economia e finanças (5% a 15%).
  3. Instrumentos de renda fixa, renda variável e derivativos (15% a 25%).
  4. Fundos de investimento (10% a 20%).
  5. Produtos de previdência complementar (10% a 15%).
  6. Gestão de carteiras e riscos (10% a 20%).
  7. Planejamento de investimento (15% a 25%).

Quer fazer parte do time de aprovados da Eu me banco e alavancar a carreira no mercado financeiro? Inscreva-se agora no Curso CEA online + Simulados, um programa preparatório completo para o exame da certificação CEA! Receba também, como bônus, o curso Matemática Financeira Online – HP12c.  Não perca esta oportunidade e dê um upgrade na sua carreira. #vamospracima!

 

_

*Crédito imagem: Drobotdean/Freepik.

 

Here can be your custom HTML or Shortcode

This will close in 20 seconds

Open chat