O mercado está aquecido para quem quer atuar como planejador financeiro no Brasil. Acompanhamos nos últimos anos o aumento do interesse dos brasileiros por planejar as finanças. À medida que cresce a demanda, cresce também o número de profissionais gabaritados para tal função.
Segundo o Financial Planning Standards Board, em março de 2021, o Brasil era o 5º colocado no ranking global dessa profissão. Em 2020, o país registrou um crescimento de 15,8% no número de profissionais CFP®, somando mais de 5,4 mil em atividade.
Você tem interesse em ser um planejador financeiro CFP®? Se a resposta for sim, leia este artigo!
Veja também:
O que é CFP®?
A Certified Financial Planner (CFP®) é uma certificação de distinção, de caráter não obrigatório, que prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal. No Brasil, a entidade certificadora é a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar).
A Planejar é afiliada ao Financial Planning Standards Board (FPSB), entidade responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CFP® no mundo.
A CFP® é uma certificação internacional e abrange seis áreas de conhecimento:
- Planejamento financeiro e ética;
- Gestão de investimentos;
- Planejamento da aposentadoria;
- Gestão de riscos e seguros;
- Planejamento fiscal;
- Planejamento sucessório.
Quais são os requisitos para obter a CFP®?
Para tirar a certificação CFP® o profissional deve:
- Ser aprovado no exame;
- Comprovar a experiência profissionalno atendimento direto com cliente pessoa física por 03 anos, se não supervisionada, ou por 01 ano, se supervisionada;
- Aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional da Planejar;
- Comprovar ter curso de nível superior.
A Planejar disponibiliza dois tipos de exame aos candidatos interessados em obter a CFP®: a prova completa e a prova modular.
Prova completa
Para obter a aprovação neste exame, o candidato deve ter aproveitamento médio igual ou superior a 70% das 140 questões. Atenção: para ser considerado aprovado na prova completa, é preciso ter no mínimo 50% de acertos em cada módulo.
O candidato que obtiver um índice de aproveitamento igual ou superior a 70% em um determinado módulo, será considerado aprovado neste módulo. Dessa forma, o profissional que presta esse tipo de exame poderá ser aprovado em um ou mais módulos, mesmo não sendo aprovado na prova completa.
O profissional deverá obter a aprovação nos 6 módulos em um intervalo de tempo de 24 meses.
_
*Observação: a validade da aprovação em cada módulo é de 24 meses.
_
Prova modular
O candidato deve obter índice de acerto de no mínimo 70% em cada módulo. A aprovação nos 6 módulos deverá ser obtida em um intervalo de tempo de 24 meses.
_
*Observação: a validade da aprovação em cada módulo é de 24 meses.
_
A duração da prova dependerá da combinação escolhida pelo candidato no momento de sua inscrição. O cálculo será feito a partir da soma dos tempos para cada módulo, conforme indica o quadro a seguir.
Passei no exame CFP®! Qual é o prazo para fazer o credenciamento?
Após a aprovação no exame CFP®, o candidato tem até 2 anos para fazer o credenciamento. O prazo é contado a partir da data de aprovação na prova completa ou nos 6 módulos da prova modular.
Neste período, o candidato aprovado deve comprovar os requisitos de educação e experiência profissional para concluir o processo e obter a certificação CFP®.
Para ficar por dentro do conteúdo programático e outras informações relevantes sobre a certificação CFP, acesse o site da Planejar. E não deixe de acompanhar nossas dicas para profissionais do mercado financeiro aqui no blog e nas redes sociais @eumebanco_.
_
*Crédito imagem: Our-team/Freepik.