O que é a certificação CFP®?

O mercado está aquecido para quem quer atuar como planejador financeiro no Brasil. Acompanhamos nos últimos anos o aumento do interesse dos brasileiros por planejar as finanças. À medida que cresce a demanda, cresce também o número de profissionais gabaritados para tal função.

Segundo o Financial Planning Standards Board, em março de 2021, o Brasil era o 5º colocado no ranking global dessa profissão. Em 2020, o país registrou um crescimento de 15,8% no número de profissionais CFP®, somando mais de 5,4 mil em atividade.

 

Você tem interesse em ser um planejador financeiro CFP®? Se a resposta for sim, leia este artigo!

 

Veja também:

 

 

O que é CFP®?

A Certified Financial Planner (CFP®) é uma certificação de distinção, de caráter não obrigatório, que prepara o profissional para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal. No Brasil, a entidade certificadora é a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar).

A Planejar é afiliada ao Financial Planning Standards Board (FPSB), entidade responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CFP® no mundo.

A CFP® é uma certificação internacional e abrange seis áreas de conhecimento:

  • Planejamento financeiro e ética;
  • Gestão de investimentos;
  • Planejamento da aposentadoria;
  • Gestão de riscos e seguros;
  • Planejamento fiscal;
  • Planejamento sucessório.

 

Quais são os requisitos para obter a CFP®?

Para tirar a certificação CFP® o profissional deve:

A Planejar disponibiliza dois tipos de exame aos candidatos interessados em obter a CFP®: a prova completa e a prova modular.

 

Prova completa

Para obter a aprovação neste exame, o candidato deve ter aproveitamento médio igual ou superior a 70% das 140 questões. Atenção: para ser considerado aprovado na prova completa, é preciso ter no mínimo 50% de acertos em cada módulo.

O candidato que obtiver um índice de aproveitamento igual ou superior a 70% em um determinado módulo, será considerado aprovado neste módulo. Dessa forma, o profissional que presta esse tipo de exame poderá ser aprovado em um ou mais módulos, mesmo não sendo aprovado na prova completa.

O profissional deverá obter a aprovação nos 6 módulos em um intervalo de tempo de 24 meses.

_

*Observação: a validade da aprovação em cada módulo é de 24 meses.

_

 

Prova modular

O candidato deve obter índice de acerto de no mínimo 70% em cada módulo. A aprovação nos 6 módulos deverá ser obtida em um intervalo de tempo de 24 meses.

_

*Observação: a validade da aprovação em cada módulo é de 24 meses.

_

A duração da prova dependerá da combinação escolhida pelo candidato no momento de sua inscrição. O cálculo será feito a partir da soma dos tempos para cada módulo, conforme indica o quadro a seguir.

Passei no exame CFP®! Qual é o prazo para fazer o credenciamento?

Após a aprovação no exame CFP®, o candidato tem até 2 anos para fazer o credenciamento. O prazo é contado a partir da data de aprovação na prova completa ou nos 6 módulos da prova modular.

Neste período, o candidato aprovado deve comprovar os requisitos de educação e experiência profissional para concluir o processo e obter a certificação CFP®.

Para ficar por dentro do conteúdo programático e outras informações relevantes sobre a certificação CFP, acesse o site da Planejar. E não deixe de acompanhar nossas dicas para profissionais do mercado financeiro aqui no blog e nas redes sociais @eumebanco_.

 

_

*Crédito imagem: Our-team/Freepik.

Here can be your custom HTML or Shortcode

This will close in 20 seconds