CPA-20: o que é, para que serve e como obter

Para prospectar e vender produtos de investimento e manter a carteira de investimentos de pessoas físicas ou jurídicas, ela é fundamental. Sobretudo se o foco são clientes dos segmentos alta renda, private, corporate e investidores institucionais. A Certificação Profissional ANBIMA Série-20 (CPA-20), assim como a CPA-10, é considerada “porta de entrada” para quem quer ser bancário.

Se este é o seu objetivo, continue lendo este artigo e saiba mais sobre a CPA-20!


O que é e para que serve a CPA-20?

 

A CPA-20 é uma certificação financeira emitida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).  Além dela, a associação emite outras certificações, como CPA-10, CEA e CGA.

 

Veja também: 

 

Com o aumento no número de investidores brasileiros, as certificações se consolidam como pré-requisito para vagas em bancos. Por isso, ter a CPA-20 no currículo é um diferencial e irá te aproximar do sonhado emprego no mercado financeiro.

Para distribuir produtos de investimentos em agências bancárias ou em plataformas de atendimento, a CPA-20 é essencial. É, inclusive, obrigatória para o cargo de gerente de contas e para os cargos em private bank.

Se você está em dúvida entre tirar a CPA-10 ou a CPA-20, aposte na segunda opção sem medo! Ao obter a CPA-20 você poderá, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10.

 

A quem se destina a CPA-20?

 

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação da ANBIMA.
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código.
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.


Como tirar a CPA-20?

 

Para ter o selo CPA-20 no seu currículo você precisa ser aprovado no exame aplicado pela ANBIMA. A prova é toda computadorizada e realizada presencialmente em local escolhido pelo candidato. Os locais de realização da prova da certificação CPA-20 podem ser consultados no site da ANBIMA na hora da inscrição.

As inscrições podem ser feitas em qualquer dia, inclusive aos finais de semana e feriados, no site www.anbima.com.br, opção “Educar”.

O exame da certificação CPA-20 tem 60 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas no prazo de 2h30. Para ser aprovado é preciso ter no mínimo 70% de acertos, ou seja, responder corretamente 42 das 60 questões.


O que cai na prova da CPA-20?

 

O conteúdo programático do exame para obter a certificação CPA-20 ANBIMA integra 7 módulos. Confira quais são eles e a proporção aproximada de questões relacionadas a cada tema na prova.

  1. Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (5% a 10%).
  2. Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor (15% a 25%).
  3. Princípios Básicos de Economia e Finanças (5% a 10%).
  4. Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos (17% a 25%).
  5. Fundos de Investimento (18% a 25%).
  6. Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%).
  7. Mensuração e Gestão de Performance e Riscos (10% a 20%).

Mensalmente, nós da escola Eu Me Banco preparamos mais de 900 alunos para os exames de certificações financeiras. Nosso método ajudou mais de 14 mil profissionais que concluíram os cursos preparatórios das certificações CPA 10, CPA 20, CEA e ANCORD.

 

Quer fazer parte do nosso time de aprovados e alçar voos mais altos na carreira no mercado financeiro? Inscreva-se agora no CPA flix – Curso CPA-20, um curso completo preparatório para o exame a certificação CPA-20! A cada três assinaturas, a Eu me banco faz a doação de 1 cesta básica. Curtiu a iniciativa? Faça o bem pela sua carreira e para a sociedade. #vamospracima!

_

*Crédito imagem: Gpointstudio/Freepik

Here can be your custom HTML or Shortcode

This will close in 20 seconds

Open chat