O que é a CPA 10? Certificação Profissional ANBIMA

Se você quer seguir carreira no mercado financeiro com certeza já ouviu falar nas certificações. A certificação financeira comprova a qualificação técnica do profissional e soma pontos positivos em processos seletivos. Entre as várias certificações existentes, a CPA-10 é considerada a porta de entrada para o mercado financeiro.

 

Vamos explicar o que é CPA-10 a partir de agora. Confira!

 

A certificação CPA-10 tem como objetivo atestar o profissional a distribuir produtos de investimento dentro das instituições financeiras. Para conquistar essa certificação você precisa ser aprovado no exame aplicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

 

A ANBIMA também é responsável pela emissão das certificações CPA-20 e CEA. Sobre elas a gente vai falar em breve aqui no blog, por isso fique atento às nossas atualizações!

 

Veja também:

 

 

A quem se destina a CPA-10?

A CPA-10 ou Certificação Profissional ANBIMA – Série 10, é uma certificação financeira emitida pela ANBIMA. Se você quer avançar na carreira na área de investimentos, ter a CPA-10 é o ponto de partida. Destinada aos profissionais que prospectam e vendem produtos de investimento diretamente ao público, a CPA-10 pode ser tirada por:

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação ANBIMA;
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao Código;
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

Para que serve a certificação CPA-10?

A certificação CPA-10 serve para o seu ingresso no mercado financeiro. Será a sua porta de entrada, uma vez que é exigida para cargos considerados iniciais – como estágio e assistente. Em maio de 2021, 443.185 pessoas tinham a certificação CPA-10 segundo dados da ANBIMA. Você quer tirar a certificação CPA-10? Então continua lendo este artigo que no final temos uma dica para você!

Como obter a certificação?

Para ter o selo CPA-10 no seu currículo você precisa ser aprovado no exame aplicado pela ANBIMA. A prova é toda computadorizada e realizada presencialmente em local escolhido pelo candidato. Os locais de realização da prova da certificação CPA-10 podem ser consultados no site da ANBIMA na hora da inscrição.

 

As inscrições podem ser feitas em qualquer dia, inclusive aos finais de semana e feriados, no site www.anbima.com.br, opção “Educar”.

 

O exame da certificação CPA-10 tem 50 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas no prazo de 2 horas. Para ser aprovado é preciso ter no mínimo 70% de acertos, ou seja, responder corretamente 35 das 50 questões.

O que cai na prova da CPA-10?

O conteúdo programático do exame para obter a certificação CPA-10 ANBIMA integra 7 módulos. Confira quais são eles e a proporção aproximada de questões relacionadas a cada tema na prova.

  1. Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado (5% a 10%).
  2. Ética, regulamentação e análise do perfil do investidor (15% a 20%).
  3. Conceitos básicos de economia e finanças (5% a 10%).
  4. Princípios de investimento (10% a 20%).
  5. Fundos de investimento (20% a 30%).
  6. Instrumento de renda variável e renda fixa (15% a 25%).
  7. Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL (5% a 10%).

Assine CPA flix

 

Mensalmente, nós da escola Eu Me Banco preparamos mais de 250 alunos para o exame da certificação CPA-10. Nosso método ajudou mais de 14 mil profissionais que concluíram os cursos preparatórios das certificações CPA-10, CPA-20, CEA e ANCORD.

 

Quer fazer parte do nosso time de aprovados e alçar voos mais altos na carreira no mercado financeiro? Inscreva-se agora no CPA flix – Curso CPA-10, um curso completo preparatório para o exame a certificação CPA-10! A cada três assinaturas, a Eu Me Banco faz a doação de 1 cesta básica. Curtiu a iniciativa? Faça o bem pela sua carreira e para a sociedade. #vamospracima!

_

*Crédito imagem: Way Home Studio/Freepik.

Here can be your custom HTML or Shortcode

This will close in 20 seconds

Open chat