O que é ANBIMA? Entenda qual a função da ANBIMA

Com certeza você já esbarrou na sigla ANBIMA se fez buscas sobre certificações financeiras. Também, não é para menos: estamos falando da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. A entidade, entre outras funções, é responsável pela emissão das certificações CPA-10, CPA-20, CEA e CGA.

 

Entender o que é ANBIMA e o papel da associação no mercado financeiro e de capitais é muito importante. Afinal, a ANBIMA trabalha para defender os interesses do mercado de capitais, regulando as atividades dos profissionais associados.

 

Para saber tudo sobre a ANBIMA e sua relevância para bancos, corretoras e gestoras de investimento, confira este artigo!

 

O que é a ANBIMA?

 

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), é uma organização sem fins lucrativos. Reúne bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras – instituições de diferentes portes e segmentos que retratam a pluralidade do mercado.

 

A ANBIMA surgiu em 2009, após a fusão da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA) com a Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (ANBID). Hoje, a ANBIMA exerce a importante função de educar e regular as atividades dos profissionais do mercado de capitais.

 

Ao fazer a autorregulação do mercado financeiro e de capitais, a ANBIMA garante mais segurança para os participantes do mercado. Vale destacar que o modelo de autorregulação é privado e voluntário, baseado em regras dos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas.

Está gostando de aprender um pouco mais sobre a ANBIMA? Então continua com a gente e leia este artigo até o final.

 

Interesses e valores

 

A ANBIMA defende os interesses de seus associados atuando em quatro frentes.

 

Informar

A ANBIMA é a principal provedora de informações sobre o mercado financeiro e de capitais. Construir uma base de dados consistente é fundamental para dar transparência e segurança aos mercados e fomentar negócios.

 

Representar

A ANBIMA promove diálogo para construir propostas de aprimoramento do mercado. As propostas, posteriormente, são apresentadas e discutidas com o governo e com outras entidades do setor privado. Além disso, a ANBIMA propõe boas práticas de negócios, que os associados seguem de forma voluntária.

 

Autorregular

A autorregulação é baseada em regras criadas pelo mercado, para o mercado e em favor dele. Nesse sentido, essas regras estão nos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas da ANBIMA, que são de adesão voluntária.

 

Educar

As ações educativas da ANBIMA são divididas em três vertentes. A primeira é a capacitação dos profissionais por meio de certificações. A segunda é a qualificação dos profissionais certificados por meio de educação continuada. E a terceira é a disseminação de conteúdo sobre educação financeira.

 

Quais são as certificações emitidas pela ANBIMA?

 

CPA-10 | Certificação Profissional ANBIMA – Série 10

A CPA-10 é destinada a quem atua na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

 

Veja também:

 

 

CPA-20 | Certificação Profissional ANBIMA – Série 20

A CPA-20 também é destinada a quem atua na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou em plataformas de atendimento. Porém, com um diferencial. Profissionais CPA-20 podem atuar junto a clientes

Ao obter a certificação CPA-20, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10.

 

CEA | Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento

A CEA certifica profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos. Ao obter a CEA, o profissional pode, automaticamente, exercer as atividades abrangidas pela CPA-10 e CPA-20.

 

CGA | Certificação de Gestores ANBIMA

A CGA habilita profissionais a atuarem com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento*.

_

*Fundos de renda fixa, ações, cambiais, multimercados, carteiras administradas e fundos de índice.

 

CGE | Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados

A CGE habilita profissionais a atuarem com gestão de recursos de terceiros na indústria de produtos estruturados.

 

CFG | Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão

A CFG é uma certificação para quem quer investir na carreira na área de gestão de recursos de terceiros. O profissional certificado tem o conhecimento da base técnica do setor – diferencial para ocupar cargos em empresas de asset management.

 

Como são as provas das certificações emitidas pela ANBIMA?

As provas aplicadas pela ANBIMA são computadorizadas e realizadas presencialmente em local escolhido pelo candidato. Os locais de realização das provas podem ser consultados no site da ANBIMA na hora da inscrição.

As inscrições podem ser feitas em qualquer dia, inclusive aos finais de semana e feriados, no site www.anbima.com.br, opção “Educar”.

 

Quer se preparar para ser aprovado nas provas das certificações CPA-10, CPA-20 e CEA da ANBIMA? Acesse https://eumebanco.com.br/categoria/certificacoes/ e veja como a Eu Me Banco pode te ajudar!

 

Quer saber mais informações sobre a ANBIMA? Acesse www.anbima.com.br e fique por dentro das iniciativas da associação.

 

Assine CPA flix - ANBIMA CPA 10 ANBIMA CPA 20

Mensalmente, nós da escola Eu Me Banco preparamos mais de 250 alunos para o exame da certificação CPA-10. Nosso método ajudou mais de 14 mil profissionais que concluíram os cursos preparatórios das certificações CPA-10, CPA-20, CEA e ANCORD.

 

Quer fazer parte do nosso time de aprovados e alçar voos mais altos na carreira no mercado financeiro? Inscreva-se agora no CPA flix – Curso CPA-10, um curso completo preparatório para o exame a certificação CPA-10! A cada três assinaturas, a Eu Me Banco faz a doação de 1 cesta básica. Curtiu a iniciativa? Faça o bem pela sua carreira e para a sociedade. #vamospracima!

_

*Crédito imagem: Drobotdean/Freepik.

 

Here can be your custom HTML or Shortcode

This will close in 20 seconds

Open chat